sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mudança da ETEC para o CEFAM



Em entrevista com o diretor Hélio de Assis Piper, foi esclarecido algumas dúvidas sobre a possível mudança da ETEC para o prédio do CEFAM.
Essa mudança vai acontecer?
Hélio: A mudança da ETEC para o prédio do CEFAM, vai depender muito da liberalização da Secretaria de Segurança, pois é esta quem ocupa o prédio atualmente.
A escola disponibilizará meio de transporte para os alunos que moram longe?
Hélio: A ETEC não vai oferecer transporte para o alunos, por não ter condições, mas no entanto tentará reivindicar com a prefeitura.

Se a mudança ocorrer, o que vai mudar?

Hélio:
Indo para o CEFAM, a única coisa na qual mudará vai ser a infraestrutura, pois o método de ensino continuará sendo o mesmo.

Indo para o CEFAM, vai aumentar o número de vagas para os cursos oferecidos pela ETEC?

Hélio: Sim, até mesmo, será aberto mais uma classe no Ensino Médio e também ocorrerá a inserção de um novo curso: o Técnico Sucroalcooleiro, onde este independentemente da mudança para o CEFAM, estará inserido nos cursos oferecidos pela Etec de Presidente Venceslau. Afinal, o Campus Rural da Etec, possui três classes disponíveis no período noturno.
Outra mudança em relação aos cursos, acontecerá com o Técnico de Informática para a Internet, na qual será transferido para o período noturno.
Com essa mudança, quais serão os benefícios trazidos para a ETEC?
Hélio: Os benefícios serão vários, um dos principais e primordiais, será em relação a infraestrutura, teremos também, o aumento dos laboratórios de informática, a inserção de laboratórios de química e biologia, que até então não existem, por falta de estrutura. A biblioteca terá de dez a quinze computadores, a quantia de livros talvez não irá aumentar exponencialmente, mas com os computadores, os alunos terão acesso a bibliotecas online. O que também irá facilitar muito as pesquisas escolares.

Leia mais...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Despedida do Professor Valdemir

O Professor Valdemir Barreto de Sousa, formado em Técnico em Agropecuária (Rancharia – 1986), em Biologia pela UNOESTE (Presidente Prudente –2006) e com especialização em Nutrição Animal, ingressou sua carreira na Etec de Presidente Venceslau, por meio do PROJOVEM( Programa Social Gestor de Projeto), e durante oito anos (2002-2010) fez parte do corpo docente da escola. Ministrando aulas na disciplina de biologia para o Ensino Médio, e produção animal e produção vegetal, para os cursos Técnicos de Agropecuária e Agroecologia.


No dia 27 de abril de 2010, terça–feira, os alunos do Ensino Médio juntamente com a Professora Adriana, fizeram uma singela homenagem de despedida ao Professor Valdemir , por ser este seu último dia na Etec. O professor ficou muito emocionado e muito contente, por ter seu trabalho reconhecido por todos e por ter criado várias amizades.

Deixando a seguinte mensagem aos seus queridos alunos: “ Tudo na vida tem seu antes, durante e depois. Por isso pense bem antes, aproveite bem durante, para não se arrepender depois”.

Apesar de não mais ministrar aulas na Etec, permanece como Amigo da Escola, vinculado a projetos e dando assistência necessária em que a escola precisa.

Leia mais...

Novo método de Avaliação


No dia 30 de abril de 2010 foi realizada juntamente com os alunos Tainara Melo, Victor Faad e Nathália Bortolan uma entrevista com a Coordenadora Pedagógica do ensino médio Jucimara Maria Amaral Moreno, para esclarecimento de dúvidas a respeito do novo método de avaliação.

Qual a intenção de mudar o sistema avaliatório?

Jucimara – A intenção do Centro Paula Souza foi justamente unificar todas as ETECs do estado de São Paulo, de uma maneira que deixasse mais claro o modo com que as instituições estão a avaliar os alunos.

Com as novas mudanças, como serão avaliadas as provas?

Jucimara – Esse novo sistema, adota critérios a serem avaliados, possibilitando aos professores explorar e conhecer mais afundo todas as habilidades e competências de cada aluno. Deixando assim mais claro o modo como estão se desenvolvendo em sala. Contudo as provas, não terão mais o peso máximo, ou seja, o aluno começa a ser avaliado como um todo, desde sua participação em sala, cumprimento de trabalhos e tarefas chegando por fim as provas.Tendo em vista que todos os critérios terão o mesmo peso.

Este novo sistema de avaliação, fará com que os alunos estudem mais, não somente para as provas?

Jucimara – Na verdade o intuito da nossa ETEC é estimular cada vez mais nossos alunos a estudarem e a se prepararem para os vestibulares da vida, porém com esse novo método o aluno passa a ser avaliado não somente pelo seu desempenho nas provas, mas sim em sua contextualidade em sala. Ou seja, o aluno que participa da aula, se interessa pelo conteúdo e tem em dia todas as suas lições, consequentemente a probabilidade de se sair bem nas avaliações é bem maior do que aquele que não apresenta interesse algum.

O aluno que atinge nota máxima na prova, mas não faz tarefas, corre o risco de ficar com média vermelha?

Jucimara – Média vermelha não, mas corre o risco de baixar consideravelmente sua menção.

Leia mais...

domingo, 2 de maio de 2010

Renê e Alisson campeões do “1º Torneio de Truco”

Foi realizado hoje na Etec de Presidente Venceslau o “1º Torneio de Truco”.
Os campeões foram Renê e Alisson do 1º A que venceram Guilherme e César, também do 1º A. Thiago (2ºB) e Jackson (2ºA) ficaram com a terceira colocação.

02 05 001 Campeões Renê e Alisson.

02 05 002Vice-campeões Guilherme e César.

Leia mais...

  ©Portal Etec - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo